Extrato do PIS 2021: O que É, Como Emitir pela Internet, MTE e Quem tem Direito ao PIS?

Rastrear as atividades na sua conta por meio do Extrato do PIS 2021 é muito importante na hora de conferir se a sua empresa está fazendo o depósito desse valor corretamente. Então, não deixe de saber como você pode consultar o extrato e ficar por dentro do histórico PIS, já nos próximos tópicos deste post.

Extrato do PIS 2021

Extrato do PIS 2021

PIS 2021 – O que é?

O Programa de Integração Social, mais conhecido pela sigla PIS, é uma contribuição social realizada pelas empresas para os funcionários que trabalham no setor privado. Por meio do valor acumulado nas contribuições PIS, os programas sociais conseguem financiar o pagamento do seguro desemprego e do abono salarial do trabalhador.

Na maioria das vezes o PIS é igualado ao PASEP, o que não é bem verdade. Apesar do PASEP também ser uma contribuição social realizada pelas empresas para o trabalhador, ele somente serve para o funcionário público, em contrapartida, o PIS é exclusivamente para trabalhadores do privado.

Extrato do PIS 2021 Pela Internet

Com o surgimento da internet, inúmeras possibilidades de agilidade e simplicidade foram trazidas à tona, como a possibilidade de aceder a serviços e documentos pela internet, como o Extrato PIS 2021. Para conseguir fazer essa consulta siga as etapas seguintes:

  • Entre no site oficial da Caixa Econômica Federal – sso.caixa.gov.br;
  • Em seguida informe o seu CPF / NIS / E-MAIL e a senha cadastrada;
  • Feito isso, marque a caixa Não sou um robô;
  • Enfim, clique em Acessar. Na página que será aberta em seguida, já será possível conferir as atividades na sua conta e emitir o extrato PIS 2021.
Extrato do PIS 2021 Pela Internet

Extrato do PIS 2021 Pela Internet

Se esse for o seu primeiro acesso, você terá que clicar na opção Cadastrar/Esqueci Senha para poder efetuar o cadastro no sistema e criar os seus dados de acesso.

Extrato PIS 2021 pelo MTE

Caso você não consiga aceder ao extrato PIS por meio do site da Caixa, outra opção a considerar é o site do Ministério do Trabalho e Emprego (TEM). Usando essa plataforma você pode conferir os valores relacionados ao seu seguro desemprego, abono salarial e até mesmo consultar o calendário de pagamento PIS.

Para consultar no MTE faça o seguinte:

  • Entre no site – mte.gov.br;
  • Na próxima tela indique o seu PIS ou CPF, data de nascimento e complete o código;
  • Por fim, clique em consultar.
Extrato PIS 2021 pelo MTE

Extrato PIS 2021 pelo MTE

Extrato PIS na Agência da Caixa

As informações relacionadas ao PIS e benefícios patrocinados por ele, também podem ser verificadas numa agência da Caixa. Para obter atendimento num dos postos presenciais da Caixa você precisará de ter um documento de identificação e número de inscrição do PIS.

Use o aplicativo da caixa no site para ver a agência mais próxima – caixa.gov.br.

Quem tem direito ao PIS

O saque das cotas do PIS está disponível apenas para trabalhadores que possuíram uma carteira de trabalho assinada no período de 1971 a 04/10/1988. Sendo que indivíduos nessa condição precisarão de observar o calendário de pagamentos que possui as datas que devem ser observadas por todos os participantes.

Agora, o acesso a outros benefícios patrocinados pelo PIS, como o Abono salarial, exige o cumprimento de outros requisitos – confira aqui.

Quem tem Direito ao PIS

Quem tem Direito ao PIS

Leave a Reply